O local para a construção do cemitério de Santa Joana, uma aspiração da população - e da junta - que remonta à criação da freguesia, há 24 anos, deve ser escolhido, em definitivo, esta semana.
Pelo menos é essa a expectativa que o presidente da Junta de Freguesia, Vitor Martins (PSD), tem, relativamente a uma reunião, que está marcada para esta semana, entre representantes da Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Aveiro e Ministério do Ambiente.
Vitor Martins está confiante. "Pelo que sei, é suposto que a reunião seja decisiva e que dali saia escolhido o local", disse o autarca, ontem, ao JN. Criada há 24 anos, a freguesia de Santa Joana, que hoje já não despega de Aveiro, é a única freguesia do município que não tem cemitério. O que implica que "os mortos vão a enterrar nos cemitérios de Aveiro e Esgueira e, nalguns casos, mais longe, nas terras de origem das pessoas, com todo o desconforto e os custos que isso acarreta ", diz o presidente da Junta.
Daí que a construção do cemitério da freguesia seja uma aspiração tão velha, pelo menos, como a criação da própria freguesia, cuja concretização, embora fosse reclamada, foi ficando para segundo plano.
"A nossa política sempre foi tratar primeiro dos problemas dos vivos e, a seguir, dos mortos", explica o autarca, considerando que, "agora que a freguesia já tem água, luz e esgotos, correios e centro de saúde, bairros, estradas e escolas requalificados, é altura de encararmos o cemitério como prioridade". Um processo que não é simples, admite Vitor Martins, pois, além de encontrar os terrenos é preciso recolher pareceres de várias entidades, nomeadamente dos ministérios da Saúde e do Ambiente.
Na reunião desta semana vão estar em cima da mesa três hipóteses de localização, propostas pela Câmara de Aveiro e pela Junta de Freguesia.
Fonte: Jornal de Noticias
Nota: Será que é desta?!
6 comentários
Pelo que tenho lido, o autor deste espaço de discussão está bastante atento a tudo o que rodeia Santa Joana. Diria mesmo que está muito bem informado.
Já nos sabe ou pode dizer a localização do cemitério? É que segundo a notícia do JN de onde extraiu o texto o presidente da Junta de Freguesia, Vitor Martins (PSD), tem, relativamente a uma reunião, que está marcada para esta semana, entre representantes da Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Aveiro e Ministério do Ambiente.
Esta reunião era a semana passada.
Caro Coveiro Desempregado,
Tento estar atento ao que se passa em Santa Joana. Leio as noticias que saem na comunicação social e coloco-as neste blog.
Lamentavelmente, não estou tão bem informado do que se passa na Junta de Freguesia nem das suas actividades.
Relativamente à localização do cemitério, ainda não sei qual vai ser
Sr. Grão de Café,
Agradeço a resposta mas chamo a sua particular atenção para o facto de eu não ter mencionado as actividades da Junta de Freguesia mas sim tudo o que rodeia Santa Joana.
Então, não se sabe mais nada sobre o cemitério?
Criam-se expectativas e depois não diz mais nada?
Caro Coveiro Desempregado,
Ainda não consegui obter nenhuma informação adicional em relação a este assunto. Assim que souber de alguma informação colocarei neste blog.
A 21 de Outubro de 2008, o local, segundo o autor deste Blog, "deve ser escolhido, em definitivo, esta semana. Passados quase quatro meses, já se sabe a localização do cemitério ou vamos continuar a ouvir que há reuniões com os técnicos, andam a fazer análises aos solos, bla, bla, bla.
E estou a ficar um pouco cansado de ouvir o Sr. Manuel Pintor falar no Café Gruta e no Café Lavrador sempre do mesmo.
Enviar um comentário