quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Contos & Ditos

Ontem, ao fim do dia, fui relaxar para o meu cantinho do café, e quando estava a saborear um belo de um café, apercebi-me de que na mesa ao lado da minha estavam dois homens a falar sobre a ultima assembleia de freguesia.

Não pude deixar de ouvir, na medida em que, a mesa era mesmo encostada à minha. Estavam a conversar sobre uma polémica que existiu nas últimas assembleias de freguesia.
Nesta última assembleia, parece que uns dias antes, o vogal Luís Tavares enviou uma carta ao Presidente da Assembleia de Freguesia a informar que tinha pedido a desfiliação do Partido Social Democrata, mas que se mantinha na Assembleia como Independente, querendo honrar o compromisso assumido com o partido e os eleitores nas últimas eleições.
-Mas que compromisso? Perguntou o outro homem. - O Luís foi eleito pelo partido, e se ele se desfiliou do partido, o compromisso foi quebrado, até porque a população deu a vitória ao PSD, i. e., à coligação "Juntos por Aveiro" e não a ele directamente, logo ele só tinha era que se demitir. Disse em Julho que iria pedir a desfiliação e só agora em Setembro é que ele a pede?...

O outro homem começou de imediato a defender o vogal Luís Tavares, afirmando que este teve a atitude correcta porque o Luis Tavares já não se identificava com o actual executivo da Junta de Freguesia, nem com alguns membros da Assembleia.

Outro ponto de interesse na assembleia (e na conversa) foi o facto do vogal Luís Tavares ter apresentado um voto de protesto (verbal), devido ao facto de este não ter sido informado do voto de louvor ao executivo da Junta de Freguesia, pela inauguração do Centro de Saúde de Santa Joana, apresentado pela Coligação "Juntos por Aveiro".

Acreditem que estava a ser uma conversa bastante interessante...Com o decorrer da conversa fiquei com a ideia de que um homem era a favor e o outro contra.

Confesso que fiquei confuso com estas e outras situações que se passaram e continuam a passar nestas assembleias de freguesia. Por exemplo: se o vogal Luís Tavares já tinha informado a assembleia que tinha intenções de se desfiliar do partido, porque razão ele queria assinar um documento do partido com que ele já não se identificava? Os votos que são apresentados a uma mesa de assembleia não deverão ser todos feitos por escrito?

Para mim a politica é como um jogo de xadrez. Há que pensar bem nos prós e contras antes de jogar. Por tudo o que ouvi no meu cantinho do café, parece-me que a cerca de um ano das eleições autárquicas, as peças no tabuleiro de xadrez já se começam a mexer. Resta-nos saber quem é que vai fazer xeque-mate!

10 comentários

Luís Tavares disse...

Caro autor deste Blog:
Uma vez que sou visado neste seu post, e, apesar de ser anónimo, o que à partida seria motivo para não o comentar, faço-o para que fique um pouco esclarecido e menos confuso.
Efectivamente em Julho, apresentei à mesa da Assembleia de Freguesia um documento escrito que tive o cuidado de chamar, e passo a citar: "Uma moção de censura se é que lhe posso chamar assim".
Esta censura ou desagrado demonnstrado ao Executivo da Junta de Freguesia baseou-se no facto de esta não ter sabido respeitar as hieraquias. Mais nada.
Não se trata de querer ser mais ou menos que os outros - leia-se população.
Efectivamente nesse mesmo documento manifestei a intenção de me desfiliar, o que fiz em Setembro, é verdade, mas não tinha comunicado qualquer data exacta para o fazer.
Quanto à eleição, é verdade que fui eleito inserido numa Coligação Partidária. Mas sabe o GRÂO DE CAFÉ quantos independentes há no Executivo e na Assembleia eleitos pela Coligação? E o compromisso deles é com que Partido?
No que diz respeito ao voto de louvor apresentado pela Coligação à Asembleia, só lhe digo ou faço a seguinte comparação:
Um casal que está desavindo, que manifesta intenção de se separar, mas ainda não o fizeram, se forem a tribunal por uma qualquer razão e se houver um qualquer acórdão o que dirá: João e Joana, divorciados, separados de facto, separados judicialmente, solteiros, viúvos?
Para terminar, digo-lhe só duas pequenas coisas:
1ª Não sou, nem serei candidato à Presidencia da Junta na próxima década (depois nunca se sabe).
2ª Fico contente pelo facto de "no seu Café" se comentarem as incidências da Assembleia de Freguesia.

Assinado: Luís Tavares

Grão de Café disse...

Caro Luis,

Agradeço-lhe a participação e o esclarecimento prestado neste "Cantinho do Café".
Fiquei esclarecido em relação aos assuntos mencionados.
É dessa forma clara e transparente que todos os assuntos deveriam ser tratados.

Permita-me, agora esclarece-lo do seguinte:
1. O café onde se comentaram as incidências da ultima assembleia não é meu.
2. Em relação ás atitudes que tomou, não me compete julgá-lo, nem é essa a minha intenção. É claro que tenho opinião formada acerca desse e outros assuntos, mas pretendo ficar isento, como moderador deste blog.

Unknown disse...

Se o Luis é assim tão mau rapaz e prestou assim tão mau serviço eu questiono os blogueiros. Quando o Sr. Presidente o convidou, acreditando que o convidou e não lhe foi imposto pela estrutura partidária, para fazer parte da lista, ele era diferente do que é hoje? Não o terá convidado para calar uma voz algumas vezes discordante da sua? Quais as verdadeiras razões para o seu afastamento da Junta e agora do grupo da Assembleia?
Ele não ia, se a memória não me falha, em quarto ou quinto lugar na lista?

Grão de Café disse...

Caro João,

pergunto-lhe: Quantas pessoas passam pela nossa vida e nos enganamos acerca delas? Pensamos que são uma coisa e depois vamos a ver e afinal são outras.
Com certeza que já lhe aconteceu. Não estou a afirmar que o Luis Tavares é uma dessas pessoas, mas poderá ser essa uma das razões pelo seu afastamento do executivo da Junta de Freguesia

O Luis Tavares fez parte do executivo da Junta, tendo sido dispensado os seus serviços após as últimas eleições. Por uma qualquer razão que eu desconheço quiseram mante-lo na lista "Juntos por Aveiro".
Na vida politica, (acho que) todos sabemos que o que hoje é... amanhã não é.
"As verdadeiras razões" que o levaram a afastar-se do Partido Social Democrata e da Assembleia de Freguesia só o próprio é que lhe poderá dizer. Afinal de contas foi ele que quis se afastar do Partido e da Assembleia.

Unknown disse...

Não vou discutir se foi ele que decidiu sair, se o empurraram, se, se, se...
O que me custa a creditar, mesmo levando em linha de conta as suas palavras, com as quais não concordo , mas deixo isso para outras alturas, de que na política o que hoje é verdade amanhã não é, resume-se ao facto de:
-> Ele esteve quatro anos na Junta, sempre trabalhou, se bem ou mal compete a cada um ajuizar e não teço comentários sobre o assunto porque nunca lá estive, e só depois da campanha eleitoral para o actual mandato é que descobriram que ele é mau?
-> Não era possível que ele abandonasse a lista antes da tomada de posse?
-> Se lhe foi proposto o abandono, ele estaria assim tão agarrado ao lugar para não sair?
-> Quem o substituiu estaria motivado para estar no executivo?

Só estou a tentar perceber o seu texto e como me parece bastante bem informados sobre os assuntos de Santa Joana, perguntei.

Grão de Café disse...

Eu também nunca estive nos meandros da Junta de Freguesia, mas no meu "Cantinho do Café" vão-se ouvindo umas coisas e juntam-se outras.

Em relação ás questões que coloca deixo isso (também) para outras alturas.

Anónimo disse...

A minha opinião:

O DEPUTADO LUIS TAVARES DEVE SAIR DA ASSEMBLEIA...

Anónimo disse...

Suminho de laranja!
E a quem interessará que isso aconteça?
Ele incomoda-vos assim tanto?
Enquanto trabalhou para vos encher, servia. Criticou-vos, é um terrorista político.
VITOR MARTINS DEMITE-TE! nÃO CUMPRES O QUE PROMETES!

Anónimo disse...

Hoje estava a ver as notícias, por sinal no canal 1 e lembrei-me deste post. A notícia que passava na televisão era sobre Manuel Alegre (membro da bancada parlamentar do PS na Assembleia da República)que criticou dura e fortemente a atitude da Sra. Ministra da Educação por causa da sua posição inflexivel sobre a avaliação dos professores.
E agora, será que o Dr. Manuel Alegre vai ser proscrito, relegado para fora das reuniões do PS ou nem sequer convocado?
Foi exactamente o que foi feito ao Luís Paulo pela Coligação Juntos por Aveiro e por um Partido que se diz Social Democrata. Ou será Partido Só Ditadura?
Força Luís Paulo, só tenho pena que já tenhas decidido não te candidatar, e sei que é irreversível.

Anónimo disse...

Eu não vos tinha dito que ele não se candidatava?
E agora sr. autor do Blog, como é que vão ser colocadas as peças do "seu" xadrez?

Filipe Gonçalves

Enviar um comentário